O prémio nobel da economia é oficialmente designado como o prémio Sveriges Riksbang de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel estabelecido em 1968.
Este ano o prémio nobel da economia foi atribuído a dois norte-americanos, Thomas Sargent e Christopher Sims.
Thomas Sargent nasceu em 1943 em Pasadena, Califórnia e é professor na Universidade de Nova Iorque.
Christopher Sims nasceu em 1942 em Washington e é professor na Universidade de Princeton.
Ambos foram premiados pela “pesquisa empírica sobre a causa e o efeito na macroeconomia”. Por terem recebido este prémio nobel, os dois receberam US$ 1,5 milhão.
O trabalho dos dois é bastante importante para distinguir o que é causa e o que é efeito na economia em relação às políticas macroeconómicas adoptadas pelo governo. A pesquisa destes dois senhores ajuda a entender os efeitos das mudanças sistemáticas de políticas macroeconómicas.
Sargent mostrou como a macroeconómetria estrutural pode ser utilizada para analisar mudanças permanentes na política económica. Esse método pode ser aplicado para estudar relações macroeconómicas quando famílias e empresas ajustam suas expectativas simultaneamente com os desenvolvimentos económicos.
Sims propôs um novo método de identificar e interpretar choques económicos em dados históricos e analisar como tais choques são gradualmente transmitidos para diferentes variáveis económicas. Este desenvolveu um método baseado na chamada auto-regressão vectorial para analisar como a economia é afectada por mudanças temporárias na política económica e outros factores.